O Curso de Operações Especiais – I COEsp/PMMA recebeu uma série de instruções no 52º Batalhão de Infantaria de Selva, na cidade de Marabá – PA. A unidade das Forças Armadas, é referência nacional no treinamento de forças de segurança pública para sobrevivência em áreas rurais, propiciando aos operadores, treinamento para combate em ambiente de selva.
Os alunos do curso foram recepcionados pelo Comandante da Unidade, o Tenente-coronel Alexandre e pelo Tenente-coronel Marcus, Subcomandante do Batalhão, que realizaram uma abordagem histórica, sobre a importância desta Unidade do Exército Brasileiro no cenário da defesa da Nação brasileira.
Além das instruções, os alunos conheceram toda estrutura do Batalhão e aprenderam sobre gestão para combates e resgates em áreas de difícil acesso, em especial nas selvas. Como o Estado do Maranhão está inserido na Amazônia Legal, os aprendizados facilitarão a desenvoltura da tropa nos nossos biomas. O COEsp tem como meta proporcionar aos operadores do Maranhão e de outros estados, conhecimentos capazes de fortalecer o sistema de segurança pública maximizando as ações de combate ao crime organizado.
O Comando da Polícia Militar, tem investido em capacitação e equipamentos, para toda sua tropa, destacando o crescimento técnico profissional como dos principais eixos para evolução da instituição. A direção e coordenação do curso, tem se alinhado as metas institucionais e afirma que entregaram homens mais bem capacitados para serem multiplicadores de conhecimento.
Outro ponto fundamental é a importância do intercâmbio entre as forças de defesa e segurança pública, onde ocorre troca de conhecimento e expertise, que facilitarão na integração de ações mais eficazes para a defesa social.