Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) fecham rinha de galo, resgatam animais e prendem suspeito

Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA após denúncia via CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança), fecham rinha de galo, resgatam animais e pássaros no bairro Pão de Açúcar, em São Luís.

Segundo informações dos militares do BPA, a guarnição de serviço recebeu uma denúncia via CIOPS que no bairro Pão de Açucar, próximo da Feirinha, funcionava uma rinha de galo. Os policiais da equipe de fiscalização do BPA-GTAM – Grupo Tático Ambiental – se deslocaram ao local, onde encontraram 66 galos e 11 pássaros presos em gaiolas. No local havia um espaço tipo arena, onde os animais realizam a disputa.

Todo material foi apreendido e um homem suspeito de ser o responsável pelo espaço, foi conduzido para o Plantão Central das Cajazeiras e apresentado ao delegado de plantão.

A “Rinha de galo” é a promoção do embate entre dois galos de briga, e é normalmente acompanhada por pessoas que realizam apostas. Podem responder pelo crime de maus tratos e contravenção penal os proprietários dos animais, o dono do local onde a prática é realizada, bem como os eventuais apostadores.

Quanto aos pássaros apreendidos (que estavam presos em gaiolas), a legislação que trata de crimes ambientais diz que criar e possuir pássaros silvestres sem autorização é crime

Os militares do BPA informaram ainda que animais silvestres apreendidos são levados para o centro de triagens do IBAMA, quanto aos galos, o infrator fica como fiel depositário até se encontrar o local apropriado para eles.