O campeonato carioca de 2023 chegou ao fim e deixou enraizado os gols marcados. 1980 mudas foram plantadas às margens do Rio Guandu. Dez para cada um dos 198 gols. A ação foi feita pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), em parceria com a FERJ, a Federação de Futebol do Estado.
Somente o artilheiro Germán Cano, atacante do Fluminense, time que venceu o campeonato, foi o responsável pelo plantio de 160 novas árvores. Todas são de espécies que começam com a letra “L”, como o louro pardo e limão bravo, para lembrar a icônica comemoração que o atacante fazia em todos os gols, em homenagem ao seu filho, Lorenzo.
Alcione Duarte, coordenador do programa Replantando Vida, da CEDAE, e Tricolor de Coração, comemora a vitória dupla: do Flu e do meio ambiente.
A ação tem como objetivo principal reflorestar e reestabelecer a mata ciliar do rio Guandu, corpo d’água que abastece grande parte da região metropolitana do Rio de Janeiro. As mudas foram levadas dos viveiros florestais mantidos pelo projeto Replantando Vida, programa sócio ambiental da CEDAE.
* Com colaboração de Tâmara Freire