Lula cobra recursos de países desenvolvidos contra mudanças climáticas

Durante encontro virtual com lideranças de países desenvolvidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou dessas nações mais empenho financeiro no combate às mudanças climáticas. No gabinete do Palácio do Planalto, o presidente Lula participou do Fórum das Grandes Economias sobre Energia e Clima, com mais de 20 lideranças, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. 

Segundo Lula, o financiamento dos países desenvolvidos está abaixo do prometido em 2009, que era de US$ 100 milhões por ano – o equivalente a cerca de R$ 500 milhões. 

Ainda na conferência, Lula destacou o compromisso brasileiro em reflorestar 12 milhões de hectares na Amazônia, e fortalecer os investimentos para os brasileiros que vivem na região. O presidente também reforçou a candidatura para a capital do Pará, Belém, ser a sede da COP30 em 2025. 

No encontro online e à portas fechadas, o presidente brasileiro ainda reforçou que o país mantém o compromisso de zerar o desmatamento até 2030 e lembrou que, atualmente, 80% da energia elétrica brasileira vem de fontes renováveis, o que deve aumentar.