Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias da PMMA comemora 30 anos de criação em solenidade militar

Uma manhã de homenagens marcou a programação da solenidade de aniversário dos 30 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves – APMGD, órgão de ensino da Polícia Militar do Maranhão.  

A APMGD fez homenagens a diversas autoridades militares e civis que contribuíram de alguma forma para a história da Academia. Entre os homenageados o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins; o delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva; a Perita Oficial do Estado, Anne Kelly Bastos; a desembargadora Nelma Sarney; o deputado estadual, Wellington do Curso; além de reitores das Universidade Federal e Estadual do Maranhão, diretores e professores do Curso de Formação de Oficiais – CFO.

Também foram homenageados os ex-comandantes da APMGD, além de oficiais da 1ª turma do CFO  e oficiais representantes das 25 turmas do Curso.

Estiveram presentes na formatura, o comandante-geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra; o subcomandante geral, coronel Aritanã Lisboa; o subchefe do Estado Maior Geral, coronel Nilson Ferreira; o diretor de ensino da PM, coronel Raimundo Freire; o comandante da APMGD, tenente-coronel Everaldo Santos e coronéis do alto comando da PM. Também prestigiaram o evento representantes das Forças Armadas e do Corpo de Bombeiros.

Em um dos momentos emocionantes o coronel veterano Delary Cantanhêde, primeiro comandante da Academia no período de 1994 a 1995, destacou em sua fala momentos históricos que marcaram os primeiros anos de avanços e conquistas da APMGD.

O coronel Emerson Bezerra, em sua fala, lembrou de sua época durante o CFO, agradeceu os conhecimentos adquiridos e enalteceu a qualidade de ensino e o nível intelectual dos profissionais que estão hoje a frente da Academia. O comandante também ressaltou os princípios e ensinamentos essenciais que devem ser seguidos pelos alunos. “Busquem sempre o conhecimento e não esqueçam a questão da hierarquia e disciplina. Líderes têm que ser respeitados e aproveitem a oportunidade, pois vocês terão os melhores professores e ferramentas”, disse o Comandante-geral.

O Secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, enfatizou as parcerias com as Universidades na busca do conhecimento e qualificação dos oficiais e destacou os valores e ensinamentos que a APMGD consolidou nesses 30 anos de criação.

“Parabéns a todos que contribuíram para que hoje a APMGD alcançasse um padrão de referência na formação dos oficiais e na qualificação dos policiais militares. Buscaremos junto ao governo mais investimentos para que a Academia se destaque na formação dos futuros comandantes”, finalizou.

Mais

Academia de Policia Militar Gonçalves Dias é o órgão de ensino da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

Nesses 30 anos, já formou mais de mil oficiais do Maranhão de outros estados. Na APMGD são realizados vários cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais como o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP) e o mais conhecido que é o Curso de Formação de Oficiais (CFO), curso de nível superior, com duração de três anos e meio, reconhecido pelo MEC, fruto do convênio firmado com Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Hoje, a APMGD é referência nacional em ensino e formação dos comandantes e gestores da segurança pública do Estado.