A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou neste sábado (13/05), a segunda edição da ação social “Batalhão do Bem”, no Pátio do 42° BPM, no Bom Jesus, em São Luís. Neste ano, o evento abordou o tema: “Polícia Cidadã em compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade”, e levou um pacote de diversos serviços a milhares de pessoas do Polo Coroadinho.
A Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), por exemplo, disponibilizou oficiais do Quadro de Saúde da Polícia Militar para atender a população, realizando o atendimento médico, que incluiu a avaliação clínica, receita de remédios, solicitação de exames e encaminhamento para especialistas.
Quem participou do Batalhão do Bem também teve acesso a consultas oftalmológicas e obteve dicas sobre higiene bucal com acadêmicos do curso de Odontologia.
Também houve testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites e aferição de pressão e glicose, que foram conduzidos pelas equipes da Cruz Vermelha do Brasil. Outro destaque do Batalhão do Bem foi a distribuição de 1,5 tonelada de pescados para a comunidade do Coroadinho, além do sorteio de cesta básicas para dezenas famílias carentes.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), outra parceira da PMMA, levou um corpo técnico para esclarecer dúvidas acerca de direitos, processos judiciais e questões trabalhistas. Outra instituição decisiva para o sucesso do evento foi a Loja Maçônica Renascença 40.
O comandante-geral da PMMA, Coronel QOPM Emerson Bezerra, participou do evento e destacou a importância do desenvolvimento de ações sociais por parte da Instituição, destacando o papel de Polícia Cidadã. “É necessário conhecer os anseios da comunidade e ter a sua confiança. Uma das formas de se obter isso são esses serviços sociais que levamos à sociedade. Assim, a sociedade se sente muito mais próxima da Polícia. Afinal, a Polícia não é do Coronel Emerson, nem do Coronel Aritanã, a Polícia Militar é patrimônio do povo maranhense”, frisou o comandante-geral.
O subcomandante-geral da PMMA, Coronel QOPM Aritanã, também destacou o reflexo positivo causado pela ação social. “É uma reunião de parceiros, ou seja, órgãos, instituições e pessoas voluntárias que se unem para fazer ações positivas, que vão desde o simples corte de cabelo até consulta médica. Isso faz o elo entre as forças de segurança e a comunidade, quebrando paradigmas e estigmas, que, muitas vezes, afastam a sociedade das forças de segurança”, destacou o coronel Aritanã.
A dona de casa Charlene Anchieta, de 41 anos, que é moradora do Coroadinho, se sentiu, antecipadamente, presenteada. Mãe de dois filhos, Charlene saiu com medicamentos, vitaminas e mais de dois quilos de pescados, além de ter usufruído de vários serviços oferecidos na ação social, incluindo até o cuidado com a beleza. “Já ganhei o meu presente do Dia das Mães”, agradeceu.
O comandante do Comando de Policiamento Metropolitano da Área Sul (CPAMSUL), Coronel QOPM Mendes, enfatizou que o apoio às ações sociais desenvolvidas nos batalhões compõe as diretrizes do CPAMSUL e é uma estratégia que norteia o seu trabalho empregado nas áreas do Itaqui-Bacanga, Zona Rural e Coroadinho. “A importância é fazer com que a juventude e a sociedade possam olhar a polícia com o papel social, não como uma força repreensora, mas como amiga que vem somar”, frisou.
O comandante do 42º BPM, Tenente-coronel QOPM Brito, agradeceu a presença da comunidade na ação social e, aproveitando o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, parabenizou todas as mães que participaram da ação social, que foi preparada com muito carinho pelos policiais militares e todo mundo que abraçou a ideia.
O subcomandante do 42º BPM, Major QOPM Frazão, parabenizou o esforço de cada um que abraçou a segunda edição do Batalhão do Bem. “A parceria foi fundamental para o sucesso da ação social, sobretudo, por conta da participação massiva no planejamento, na organização e execução das atividades propostas”, agradeceu.