Na última segunda (22), policiais militares do 11º BPM que realizavam a Operação Quilombola na cidade de Matões-MA, receberam denúncias da comunidade do Povoado São João, informando sobre a presença de caçadores naquela localidade. Ao realizar rondas ostensivas no local informado, a equipe se deparou com o conduzido, o qual estava de posse da arma de fogo apreendida, momento em que lhe foi dado voz de prisão. Diante dos fatos o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Matões-MA, sem nenhuma lesão corporal, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Com o suspeito foi encontrada 01 (uma) espingarda calibre .20; sem numeração e marca visíveis; carregada e 05 (cinco) cartuchos carregados do mesmo calibre.
No mesmo dia os policiais receberam outra denúncia informando que outro indivíduo estaria portando 2 espingardas e ameaçando o comunicante e seus clientes. Ao chegar no local informado, os policiais encontraram a motocicleta do comunicante na via pública, avariada pelo conduzido que atirou pedras sobre a mesma, quebrando ainda um computador e uma janela de vidro da loja da vítima, cortando o braço direito.
O acusado tentou disparar as armas de fogo apreendidas, porém sem êxito e se evadiu do local do fato, sendo encontrado pela guarnição na Travessa Rio Branco, onde lhe foi dado voz de prisão. Em conversa com o genitor do conduzido, o mesmo afirmou que seu filho havia escondido as armas de fogo no quintal de sua residência, realizando a entrega das mesmas para os policiais. O conduzido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Matões-MA, juntamente com todo o material apreendido, para que sejam tomadas as providências cabíveis.