Força-tarefa desmonta dez garimpos ilegais no Amazonas

Dez garimpos ilegais destruídos e R$ 4,5 milhões em multas aplicadas. Este é o saldo de 17 dias de atuação da Força-Tarefa de Segurança Pública Ambiental na Floresta Nacional de Urupadi, localizada no município de Maués, na região sul do estado do Amazonas.

A operação envolveu agentes das Polícias Federal e Rodoviária Federal e também da Força Nacional, além de servidores da Agência Brasileira de Inteligência e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Os números da ação que aconteceu entre 3 e 17 de maio foram divulgados nesse fim de semana. Segundo a PF, além das multas foram apreendidas 13 escavadeiras hidráulicas, um trator esteira, seis motocicletas, três quadriciclos, 61 barracos, 16 motores geradores de energia, 20 motores-bombas, sete dragas, além de nove armas de fogo e outros equipamentos usados no garimpo ilegal, como embarcações e mercúrio.

A Floresta Nacional de Urupadi foi criada em maio de 2016 pelo Governo Federal. De acordo com o Instituto Chico Mendes, a região abriga por volta de 800 exemplares pássaros e pelo menos 3 espécies de primatas endêmicos, ou seja, que só são encontrados naquela área, além de outras nove consideradas vulneráveis à extinção.

Os cientistas apontam também a possibilidade de haver espécies de peixes ainda não descritas por especialistas na região.