Condecorações, homenagens e formatura de 251 novos soldados marcam as comemorações pelo aniversário de 187 anos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), em solenidade que aconteceu no Quartel do Comando Geral da PMMA, em São luís, na sexta-feira (16).
Estiveram presentes na solenidade o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que representou o governador do Estado Carlos Brandão; o subsecretário de Segurança Pública, coronel Marcos Brito; o comandante geral da PMMA, coronel Paulo Fernando; além de integrantes do Poder Judiciário, do Executivo, da Ordem dos Advogados do Brasil/MA, deputados, membros das Forças Armadas e auxiliares, lideranças comunitárias, oficiais e praças da corporação.
Como parte da programação da solenidade militar, aconteceu a formatura de 251 novos soldados da PMMA concludentes do CNTP – Curso de Nivelamento Técnico Profissional e condecoração de mais de cem policiais militares com medalha mérito operacional, por se destacarem em ações meritórias com certo risco de vida. Houve também a entrega aos policiais militares de Certificado de Reconhecimento de Gestão Técnico Profissional.
A Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/MA, prestou uma homenagem à instituição com a entrega de uma placa alusiva ao aniversário.
No final da solenidade aconteceu o desfile da tropa com representatividade do efetivo policial dos quatro grandes comandos da região metropolitana, das forças especiais e viaturas.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando, parabenizou os militares condecorados e os novos soldados formados que reforçarão a segurança do Maranhão. “Agradeço e parabenizo todos os condecorados que, diariamente, nos ajudam no combate ao crime. Parabenizo os novos soldados que se dedicaram e agora fazem parte dessa centenária e honrosa instituição”.
O comandante geral também agradeceu os investimentos do governo do estado na área da segurança e enalteceu a missão da PMMA de promover segurança e paz social. “Durante todos esses anos em que nossa Corporação vem servindo à sociedade maranhense, nos faz entender a grandeza de nossa missão e a responsabilidade que cada policial militar que veste essa farda carrega consigo”, finalizou.
O secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, ressaltou os investimentos do governo e resultados positivos no combate à criminalidade. “No atual governo já foram incorporados mais de 500 novos policiais entre militares, policiais civis, delegados e nomeados, são investimentos que contribuíram para a redução histórica dos índices de criminalidade”.
Ele parabenizou a PMMA, destacando o importante papel como mantenedora da paz pública e segurança dos cidadãos. “Parabéns a todos heróis que integram essa secular instituição que orienta, colabora com todos os segmentos da comunidade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia”, disse o secretário.
Durante todo mês de junho serão promovidas diversas atividades em homenagem a PMMA, a maioria voltada à sociedade, entre as quais competições esportivas, cerimonias religiosas, apresentações da Banda da PMMA, ações sociais e demonstrações de equipamentos e material com a história da PMMA em um shopping de São Luís.
Um pouco da história da PMMA
Criada em 17 de junho de 1836 com o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, teve como o seu primeiro Comandante o major Feliciano Falcão. Em sua existência passou por diversas modificações e recebeu variadas denominações, sempre participando ativamente da história maranhense como na restituição da ordem durante a Balaiada e da história nacional, como no combate aos revoltosos da coluna prestes.
Ao longo dos seus 187 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana. No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio.
A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, atualmente é comandada pelo coronel Paulo Fernando, que conduz a Corporação no cumprimento das suas missões constitucionais. Tendo para tanto, quatro grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, um Comando de Segurança Comunitária, um Comando de Policiamento Especializado, um Comando de Missões Especiais localizados na capital, e no interior do Estado, oito Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais.
A PMMA executa as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, a pé e de bicicleta). Possui, também, em seus quadros administrativos as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e no processo decisório.