Nos dias 08 e 09 de agosto, os presidentes dos países amazônicos vão se reunir em Belém, capital do Pará, para fortalecer uma entidade que o Brasil ajudou a fundar, nos anos 1970, a Organização do Tratado da Cooperação Amazônica.
Para criar uma nova dinâmica de cooperação ao grupo, temas como o combate à mudança do clima, proteção da biodiversidade, segurança e povos indígenas serão debatidos no evento.
O encontro também vai antecipar discussões que serão levadas a COP 30, Conferência da ONU sobre mudanças climática, que será realizada pela primeira vez no Brasil, em 2025, na capital paraense.
Seguindo as regras da ONU, a formalização da indicação do Brasil como sede da edição de 2025 aguarda uma última etapa, que é a votação simbólica por todos os países membros durante a COP 28, que será realizada em Dubai, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano.
Segundo o Itamaraty, todos os países da América Latina já anunciaram para as Nações Unidas que apoiam a realização da COP 30 em Belém.