Dando sequência a Operação “Saturação” desencadeada pelo 15º BPM de Bacabal mais uma arma de fogo foi retirada de circulação. A operação teve início no dia 15 e se estendeu até o dia 19, desencadeada na sede, São Luís Gonzaga do Maranhão, Lago Verde, Conceição do Lago Açu e Olho D’Água das Cunhãs. O objetivo é proporcionar uma sensação de segurança aos munícipes com a realização de barreiras e abordagens a veículos e transeuntes. As operações ocorreram no centro das cidades e principalmente nas MA’s que dão acessos a estes municípios, bem como nas estradas vicinais.
No início da madrugada de segunda-feira (19), e cumprindo as diretrizes do Comando do 15º BPM, policiais militares lotados no Destacamento Policial de Lago Verde (MA), que tem novo comandante o Sargento PM J. Costa, faziam rondas pelo festejo junino da cidade, quando foram informados por uma pessoa que em frente ao palco tinha um homem armado, provavelmente, com um revólver. De posse da informação um indivíduo com as mesmas características da denúncia foi abordado e com este foi encontrado um revólver, calibre .38mm, com seis munições intactas. O homem juntamente com a arma foi apresentado na delegacia de polícia Civil para os trâmites que o caso requer.
O trabalho desenvolvido pelos policiais segue todo um planejamento. As ações são desenvolvidas a partir da observação das manchas criminais, que indicam os pontos onde há maior incidência de crimes contra a vida e o patrimônio. Assim, há um trabalho preventivo eficaz e diversas ações delituosas são evitadas. A operação está inibindo as ações dos bandidos, que às vezes estão infiltrados fazendo serviços que aparentemente são legais, mas se aproveitam dos trabalhadores para cometerem delitos à noite e de dia. Com a operação muitos ilícitos estão sendo evitados.