Foto: Imagem da remoção de viaturas inservíveis do pátio da Acadepol/MA.
POR: ASCOMPC/MA
Foi iniciado na última quarta-feira(21), o processo de remoção de viaturas inservíveis dos pátios de Delegacia de Polícia da capital maranhense e do interior do Estado. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Polícia Civil do Maranhão e a Secretaria de Estado da Gestão e Assistência dos Servidores(SEGEP).
Segundo o delegado-geral de Polícia, Jair Paiva, nessa primeira etapa, cerca de 80 veículos serão removidos dos estacionamentos dos distritos policiais do Estado. Ainda segundo com o delegado, essas ações fazem parte de uma das metas da atual gestão da Polícia Civil que visa a restruturação e melhorias das Delegacias de Polícia, sendo um dos problemas crônicos o acúmulo de veículos e sucatas ferrosas quem servem de refúgio para pragas, além de outros riscos à saúde dos servidores da delegacia e da comunidade no entorno.
Na última quarta, a Academia de Polícia Civil do Maranhão (ACADEPOL-MA), em São Luís, foi beneficiado com a remoção de várias viaturas sucateadas que estavam ocupando espaço no pátio da intuição.
Vale destacar que, essa não é a primeira ação da Delegacia Geral de Polícia de retirada de veículos sucateados ou sucatas ferrosas dos pátios de Delegacias. Em fevereiro deste, após uma decisão inédita da justiça, vários veículos classificados como sucatas ferrosas que estavam paradas no pátio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos(DRFV), em São Luís, foram removidos.
Ainda em fevereiro deste ano, um convênio entre a Polícia Civil do Maranhão e o Departamento Estadual de Transito (DETRAN-MA), foi assinado visando a remoção, depósito e destinação final de veículos, sucatas e similares que se encontram custodiados pela Polícia Civil, sem que pertençam a inquéritos policiais ou processos criminais em trâmite nos pátios de todas as Delegacias de Polícia Civil do Estado do Maranhão.
A atual gestão da PC-MA, acredita que as medidas devem principalmente ajudar a resolver a questão de espaço dos pátios, da saúde pública e do meio ambiente, entre outros fatores sociais e econômicos.