Lula diz que países ricos devem financiar preservação das florestas

Em um discurso entusiasmado, no festival Power Our Planet, no Campo de Marte, em Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nessa quinta-feira (22), que os países ricos têm uma dívida histórica e devem financiar a preservação das florestas, como a Amazônica.

O evento reúne apresentações musicais e líderes mundiais tiveram espaço de fala diante de uma multidão. A participação no evento do presidente Lula ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.

Lula falou exclusivamente da preservação ambiental, destacou a abrangência e importância dos países amazônicos, e comparou os esforços brasileiros com os de outros países.

Segundo o presidente Lula, 87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável, contra uma média mundial de apenas 27%. 

O presidente ainda convidou os espectadores a participarem da COP 30, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém,  no Pará, em 2025. E ele voltou a dizer que tem o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030.  

Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os dois líderes falaram sobre a cúpula dos BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que ocorre em agosto, na África do Sul. Outro assunto do encontro foi sobre formas de pacificar o confronto entre Rússia e Ucrânia. 

À noite, Lula teve um jantar com o presidente da França, Emmanuel Macron e outros líderes de diversos países. Eles estão em Paris para participar da Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, que começa nesta sexta-feira (23).