Uma onda de calor, com temperaturas 5ºC acima da média, e picos que podem chegar a 40ºC, vai afetar as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, até a sexta-feira (15). A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É a terceira onda de calor que o Brasil enfrenta este ano.
No Sudeste, a massa de ar quente deve se expandir para todo o estado de São Paulo, a partir desta terça-feira. Na região sul, os três estados serão afetados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Centro-oeste, a alta temperatura vai atingir Mato Grosso do Sul. A capital do estado, Campo Grande, já sentiu os termômetros subirem, nessa segunda-feira, registrando quase 36ºC.
O meteorologista Glauco Freitas do Inmet explica por que acontece essa onda de calor. “Devido a massa de ar quente seca que predomina. Também o bloqueio atmosférico que impede o avanço dos sistemas frontais. Então por isso impede que o sistema avance e diminua as temperaturas e provoque as chuvas. Então tem essa onda de calor prenominando nessa região”.
Quando o padrão de 5ºC acima da média acontece por dois a três dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado aviso amarelo. Se o período for de três a cinco dias seguidos, vale o alerta laranja, de “perigo”. É o que está previsto para grande parte da região Centro-Sul ao longo desta semana.
Quando o calorão persiste por mais de cinco dias consecutivos, é emitido o alerta vermelho, de “grande perigo”, como aconteceu no último mês de novembro.