As mudanças no trânsito da rotatória do Quartel da PM, anunciadas pela Prefeitura de São Luís, valendo a partir desta terça-feira, 21 de maio, estão trazendo uma série de debates nas redes sociais, principalmente por parte de moradores dos prédios que estão nas ruas que vão receber uma grande quantidade veículos por conta do Trânsito Livre. Alguns já pensam na desvalorização de uma das áreas mais nobres da cidade e outros no impacto da poluição sonora.
Os mais afetados são os moradores da rua Pintarroxos, que vão receber todo o fluxo de veículos que vem da Avenida dos Holandeses e da Avenida Litorânea para quem desejar acessar o Renascença. Nesta rua, os condomínios mais impactados vão ser o Turquesa e o Al Mare, lançamento da construtora Mota Machado.
Os moradores e visitantes desses condomínios não vão mais conseguir fazer parada na rua, inviabilizando os estacionamentos públicos do local.
O volume de veículos na região também deve trazer impactos para as ruas das Ararajubas e dos Canários, que diversos moradores deixavam seus carros ou recebiam visitas.
A outra reclamação de forma geral é a distância que será percorrida por quem vem da direção do Golden Shopping para acessar o bairro do Renascença, uma vez que ocorrerá um desvio de quase 2 km, como mostra a imagem a seguir. Em preto como era até segunda-feira, 20 de maio e em vermelho, a partir desta terça-feira.