PMMA FORMA 30 NOVOS CHOQUEANOS

👉Na manhã de segunda-feira (3), aconteceu a solenidade de formatura dos 30 novos Choquenos que concluíram o 3º Curso de Operações de Choque da PMMA. A terceira turma formada no Maranhão conta com oficiais e praças da PMMA, policiais penais, bombeiros, um policial militar do Piauí e dois policiais do Paraguai. Entre os formandos, duas policiais militares do BPChoque da PM.
.
✨A solenidade aconteceu no Quartel do Comando Geral da PM, no Calhau, em São Luis (MA) e foi presidido pelo Secretário de SSP, Maurício Martins. O evento contou com a participação do Comandante-Geral da PMMA, Coronel Paulo Fernando, do Subcomandante Geral da Corporação, coronel Nilson Ferreira, do Diretor de Ensino, Coronel Márcio Silva, do Comandante de Missões Especiais, Tenente-coronel Soares Junior, do Comandante do BPChoque, Major Paulo Ananias, além de autoridades civis e militares.

💪O 3º COPC busca capacitar e aperfeiçoar os policiais militares para atuarem em Operações de Choque, nas mais variadas situações em que o emprego da tropa de choque seja exigido, bem como no emprego adequado de tecnologias de menor potencial ofensivo.

🤩O curso tem o propósito de desenvolver um novo paradigma de emprego do uso diferenciado da força pelos agentes estatais, baseado nos princípios da legalidade, proporcionalidade, moderação, necessidade e conveniência.

✅O 3º Curso de Operações de Choque durou mais de 55 dias, perfazendo uma carga horária de 432 horas/aulas ministradas por policiais da PMMA e de corporações coirmãs no período da manhã, tarde e noite. O objetivo foi aprimorar nas mais variadas disciplinas, tais como: Técnicas e Táticas de Controle de Distúrbios Civis – CDC, Atuação em Estabelecimento Prisional, Gerenciamento de Crise, Abordagem, Reintegração de Posse em Área Rural e Urbana, entre outras.

👮‍♂️Além de instruções na PMMA, os policiais militares também receberam instruções e realizaram visitas técnicas nas Policias de outros estados: Distrito Federal, Tocantins e Pará e no Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP).

O Comandante-geral da PM, coronel Paulo Fernando, ressaltou o novo momento em que vive a Polícia Militar no que concerne a oferta de cursos e capacitação da tropa. O comandante deu destaque no nível dos instrutores do COPC e na formação dos alunos. “Atualmente a corporação está oferecendo diversos cursos de capacitação e treinamento dos policiais. Esta turma do COPC foi formada pelos instrutores mais qualificados do Estado e tiveram a oportunidade de receber instruções e conhecer unidades operacionais de outros estados”, disse.

PM/5 – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PMMA