Filhote de jubarte é encontrado morto na Praia do Recreio, no Rio

Um filhote de baleia Jubarte foi encontrado morto, na Praia do Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana informou que encontrou o animal durante a manhã desta quinta-feira (8). 

Equipes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio e do Projeto de Monitoramento de Praias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade estiveram no local para retirada de material para análise. 

O serviço de remoção do animal, com cerca de 7,4 metros e aproximadamente 15 toneladas, foi concluído no fim da tarde. Foram mobilizados dez garis e o apoio de uma pá carregadeira, três tratores de praia e um trator esteira, além de um guindaste e uma escavadeira hidráulica cedidos pela Rio Águas. O animal será levado para o Centro de Tratamento de Resíduos, em Seropédica, na baixada fluminense.

Em junho deste ano, um exemplar da espécie foi visto nadando na Praia de Ipanema num domingo de sol. Na ocasião, o biólogo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Uerj, Rafael Carvalho, explicou à reportagem da Agência Brasil, que as baleias passam pelo litoral brasileiro de maio a novembro e a espécie é migratória. 

Segundo o pesquisador, esses mamíferos passam uma parte do ano nas regiões de águas mais geladas ao sul do Oceano Atlântico, onde elas conseguem encontrar muito alimento. Quando migram, as baleias passam pelo Rio de Janeiro, para se encontrarem no litoral norte do Espírito Santo e sul da Bahia, na região de Abrolhos. Nessas águas elas encontram um ambiente perfeito para ter seus filhotes e também acasalar. 

Em 2017 uma baleia da mesma espécie foi encontrada morta na praia de Ipanema. Nesse caso, o mamífero era adulto e bem maior:  tinha 14 metros e pesava cerca de 20 toneladas.