Defesa Civil de São Paulo alerta para mais incêndios nos próximos dias

A Defesa Civil de São Paulo alerta para risco de incêndios nos próximos dias, em quase todo o território paulista. A preocupação é por causa da combinação de vários fatores: baixa umidade do ar, que deve atingir níveis críticos nos próximos dias, ficando abaixo dos 20%; e temperaturas que vêm subindo durante a semana, e podem chegar a 35ºC na região Oeste do estado, entre esta sexta-feira (30) e o domingo. Além disso, existe previsão de ventos fortes, que podem chegar aos 60 km/h.

E quanto aos cuidados que as pessoas devem temer são: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, nem realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, nem queimar lixo ou soltar balão.

E nessa quarta-feira (28), foi preso o sétimo suspeito de provocar incêndio criminoso na mata no interior paulista. O homem, de 32 anos, foi flagrado ateando fogo, próximo a uma rodovia estadual, no município de Salto, a 180 quilômetros da capital paulista. Ele confessou o crime.

Outros seis suspeitos foram detidos desde a semana passada. A polícia não divulgou o nome de nenhum. Além das prisões, a Polícia Militar Ambiental aplicou mais de R$ 15 mil em multas, a dois homens, em Porto Ferreira, por acender fogueiras para limpeza da vegetação.

Segundo a Secretaria de Abastecimento de São Paulo, a onda de queimadas que iniciou na quinta-feira passada provocou prejuízos que ultrapassam R$ 1 bilhão ao agro paulista, com a queima de lavouras, pastagens e morte de animais. Imagens de satélite mostram que  45%, ou praticamente a metade de todos os focos de calor, foram detectados em regiões de cultivo de cana-de-açúcar. Outros 10%, em áreas de pastagens. E quase 20% em pontos indefinidos. A Secretaria já disponibilizou 110 milhões de reais para produtores rurais afetados pelo fogo no estado.