‘Mulheres Mãos de Fibra e a Farinha de Babaçu’ é tema do ‘Sustentabilidade na Prática’

 

‘Mulheres Mãos de Fibra e a Farinha de Babaçu‘ foi o tema da entrevista com Joceline Conrado, líder de projetos da Mandu no Maranhão, durante o programa ‘Sustentabilidade na Prática’ desta segunda-feira (9), transmitido pela Radio Assembleia (96,9 FM).

O projeto faz parte da Rede Mulheres Maranhão, uma cooperativa de 16 negócios sociais, sendo em sua maioria na cadeia babaçu, incluindo quatro fábricas de óleo na região de Vitória do Mearim. Ao todo, 144 pessoas são beneficiadas pelo projeto. 

“Os negócios fortalecem as comunidades, levam geração de renda e preservam os babaçuais. Trabalhamos com as quebradeiras de coco e com os comerciantes locais, que produzem mesocarpo, azeite, óleo, biscoito, entre outras coisas”, explicou Joceline.

A rede surgiu após a climatização do trem da Vale, que cessou a venda dos produtos das quebradeiras de coco aos passageiros por onde o trem passava. Para suprir esse impacto econômico nas comunidades, o projeto presta assessoria às pessoas que trabalham com o coco babaçu, desde a produção de produtos até a comercialização. 

“O programa é financiado pela Fundação Vale e implementado pela Mandu com uma equipe que presta toda assistência às comunidades, acompanhando os empreendimentos, o giro produtivo, para que eles consigam um processo de sustentabilidade. Nossa ideia é que eles consigam tocar seus negócios de forma autônoma, sem necessidade de nossa consultoria”, disse Joceline Conrado.