O vice-governador Felipe Camarão (PT), é o principal destaque da política maranhense nos primeiros dias de 2025. Oficialmente de férias até 31 de janeiro, segundo publicação do Diário Oficial do Maranhão, o petista aproveitou seu primeiro dia que deveria ser de descanso, para promover uma série de diálogos em busca da unidade na eleição da FAMEM que ocorre na próxima quarta-feira, 15 de janeiro. Mas não é apenas pela segunda-feira, 6 de janeiro, produtiva, que Camarão tem assumido o protagonismo na articulação para voltar a unir o grupo que deu vitórias a Flávio Dino e Brandão desde 2014.
Felipe Camarão já vem construindo esse caminho faz um tempo, porém é agora que fica mais evidente esse trabalho, e tudo ficou mais cristalino, após o encontro público com Marcus Brandão (MDB), irmão do governador.
Cabe ao vice-governador, buscar a união que possibilite uma chapa única em 2026. Com Felipe disputando o Governo e Brandão o Senado, restando a segunda vaga de senador e a de vice-governador.
E atualmente, Felipe demonstra manter dialogo aberto com todos os envolvidos, tanto que recentemente esteve com a senadora Eliziane Gama (PSD) e o senador Weverton Rocha (PDT), além de manter extrema possibilidade com André Fufuca (PP), afinal Diego Galdino, número 1 do Ministério dos Esportes é uma das “suas crias” na administração pública.
A parte mais complicada será um dialogo com Othelino Neto (SD) e Márcio Jerry (PCdoB), porém como o Felipe Camarão disse em entrevista recente, a “saliva é o combustível da política“, ele terá muitas conversas com a dupla, para que todos voltem a sentar na mesma mesa.
Vale lembrar que na eleição passada em 2022, vários foram as personagens políticos, que foram aderindo ao projeto de Brandão, após declararem apoio a Weverton Rocha… André Fufuca, Eliziane Gama e o que ganhou mais destaque, o próprio Othelino Neto que chegou a anunciar filiação ao PDT, mas desistiu às vésperas do prazo final de filiação partidária.
Naquele período foi o então governador Flávio Dino, hoje ministro do STF, que garantiu toda essa articulação e dessa vez, será Felipe Camarão, um dos mais próximos do líder supremo do grupo político no Maranhão, que terá essa missão. E como bom aprendiz do ex-governador, o atual vice-governador vem demonstrando que tem muita sabedoria para restabelecer a unidade e a harmonia do grupo que vem vencendo as eleições no Maranhão desde 2014.