Foi só começar o período chuvoso em São Luís, que as praias da capital maranhense voltaram a ficar impróprias. Em novo relatório de balneabilidade divulgado na última terça-feira, 27 de janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente atesta que quatro praias estão sem autorização para banho. É o caso da Ponta d´Areia, São Marcos, Calhau e Olho d´Agua.
De acordo com o relatório, seis dos 22 postos monitorados estão impróprios. Na última divulgação dia 30 de janeiro, era apenas um ponto, exatamente na foz do rio Calhau, onde são feitos diversos registros da presença da “língua negra”, ou seja, esgoto in natura, sendo despejado diretamente no mar.
O rio Calhau tem 2,2 km de extensão, cortando os bairros do Planalto Vinhais, Park La Ravardière, Olho D’Água e Altos do Calhau, passando por baixo da Avenida dos Holandeses e Litorânea, finalmente desaguando na divisa das praias de São Marcos e Calhau.
Porém, além desse ponto, estão impróprios, a Ponta d´Areia, em frente à rampa de acesso à praia, lado direito do Champs Mall; São Marcos, em frente ao Posto Guarda Vidas – Bombeiros; Calhau, em frente à Estação Elevatória de Esgoto daCAEMA e Círculo Militar e em frente à descida da Avenida Copacabana e Pousada Suíça e no Olho d´agua em frente à descida da rua São Geraldo.
As praias do Meio, Araçagy, Olho de Porco e Mangue Seco estão todas livres para o banho, livres da poluição que coloca em risco a saúde das pessoas.