Governo federal anuncia participação dos povos indígenas na COP30

O governo federal anunciou a participação dos povos indígenas na COP30, a Conferência para o Clima da Organização das Nações Unidas, que ocorre em novembro, em Belém, no Pará. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (9), durante o 21º Acampamento Terra Livre, que reúne mais de dez mil indígenas em Brasília.

O coordenador da Apib – Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros –, Dinamam Tuxá, reafirmou a importância da união dos povos originários de forma global no combate às mudanças climáticas. Tuxá pediu ainda que seja encerrada a câmara de conciliação no Supremo Tribunal Federal sobre o marco temporal, que não conta com a participação indígena.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, anunciou que os indígenas terão um espaço no centro de tomada de decisões da COP30. Chamado de Ciclo dos Povos, esse ambiente terá o papel de garantir que os conhecimentos e saberes tradicionais sejam respeitados e fortalecidos durante a conferência. Ele será somado à Comissão Internacional dos Povos Indígenas, que negociará diretamente com os chefes de Estado.

“Territórios indígenas funcionam como essa grande barreira contra o avanço das monoculturas, da mineração, do garimpo, do agronegócio. É por isso que a gente, hoje, está nessa articulação com a secretaria e a presidência da COP, para que nós tenhamos um espaço no centro também das tomadas de decisões”, destacou a ministra.

Sonia Guajajara ainda ressaltou que a pasta está realizando ações de capacitação dos indígenas para que participem da COP30. 

O Acampamento Terra Livre vai até esta sexta-feira (11), em Brasília.