Governadores dos nove estados nordestinos participam hoje da COP Nordeste, em Fortaleza, no Ceará. A iniciativa busca consolidar uma agenda regional de desenvolvimento para a região e integra a 3ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.
Durante o evento serão anunciados o número de inscritos no programa Chamada Nordeste, do governo federal. O programa pretende injetar até R$10 bilhões para apoiar iniciativas com foco no desenvolvimento industrial e na reindustrialização da Região.
No entanto, o número de projetos inscritos superou as expectativas: foram recebidas 246 propostas que somam R$ 27,8 bilhões. Segundo a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), todos os estados nordestinos estão contemplados.
As principais áreas dos projetos apresentados são:
- hidrogênio verde;
- data centers; e
- energia renovável.
A divulgação das iniciativas que receberão os recursos da Chamada Nordeste será feita no dia 28 de novembro.
Além disso, durante a COP Nordeste será formalizado um Acordo de Cooperação Técnica com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, e também a assinatura da Carta Compromisso de Transformação Ecológica no Nordeste.
A Conferência segue até a próxima sexta-feira (19) e marca um passo decisivo para que a Região Nordeste leve uma agenda unificada para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece em Novembro, em Belém do Pará.
*Com produção de Luciene Cruz.