Chuva acima da média em grande parte das regiões Norte e Sul e temperaturas acima da média em quase todo o país no começo do ano. A previsão do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, também aponta precipitações abaixo do esperado no centro-sul da região Nordeste, no centro-norte da região Sudeste e na faixa leste do Centro-Oeste.
Para a região Norte, os volumes podem chegar até 50 mm acima da média em partes de Amazonas, Amapá, Rondônia e Pará. Em Tocantins e no sul de Roraima, chove menos.
Na região Nordeste, chove pouco na Bahia, no centro-sul do Piauí, na faixa central do Maranhão e no oeste de Pernambuco. Em áreas isoladas de Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão, há previsão de chuva acima da média.
No Centro-Oeste, são esperados acumulados acima da média nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e em parte de Goiás. Nas demais áreas da região, deve chover perto ou abaixo da média.
No Sudeste, deve chover bastante em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Já no centro-norte do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e em parte do estado mineiro, a previsão é de precipitações abaixo da média.
Na região Sul, todos os estados devem ter acumulados de até 50 mm acima da média, com exceção do centro-oeste de Santa Catarina e do sul do Rio Grande do Sul, onde está previsto chover perto ou abaixo da média.
Quanto às temperaturas, os termômetros devem marcar 1 °C acima da média em Tocantins, em Minas Gerais, no sul do Piauí, no centro-leste de Goiás, no Distrito Federal, no centro-oeste de Mato Grosso do Sul, no noroeste de Mato Grosso e nas faixas oeste e nordeste de São Paulo.