Quem passa pela BR-135, próximo ao aeroporto de São Luís nos dois sentidos, já começa a observar a entrada da Avenida Metropolitana que vai ligar 56 bairros de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, que promete desafogar o trânsito para quem vai em direção as Avenidas dos Franceses e dos Guajajaras. Construída pelo Governo do Maranhão, a primeira etapa da obra deve ser entregue nas próximas semanas.
A Avenida Metropolitana quase 10 km de extensão, iniciando na BR-135 e finalizando na rotatória da UEMA na Cidade Operária. A primeira fase terá um trecho de 1,6km, ligando a Vila Funil a entrada principal do São Raimundo.
A segunda etapa terá 2,73km, ligando o São Raimundo ao Parque Independência que sedia a Expoema anualmente. A terceira etapa, a maior, terá 3,39km, ligando a Avenida Guajajaras ao Parque Independência e por fim, a última etapa que será do Parque Independência a rotatória da UEMA.
Para a primeira fase das obras, está sendo investido R$26 milhões, mas a estimativa do gasto total é de R$118 milhões.
De acordo com o Governo do Maranhão, a Avenida Metropolitana terá três faixas em cada sentido, além de iluminação, calçadas e ciclovias em toda sua extensão.