POR: ASCOMPC/MA
Na última segunda-feira(14), um trabalho integrado entre a Polícia Civil do Maranhão, Corpo de Bombeiros e o Batalhão da Polícia Ambiental, resultou no resgate de cinco iguanas que estavam presas em uma piscina seca de uma residência fechada situada no bairro do Calhau, em São Luís.
Segundo a Delegacia de Meio Ambiente(DEMA), desde o último dia 11 de julho, equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão da Polícia Ambiental vinham tentando resgatar os animais. Entretanto, os proprietários do imóvel, através de agentes imobiliários, se negavam a permitir a entrada dos resgatistas, sem nenhuma razão aparente, mesmo ciente do sofrimento dos animais.
Após investigações, com apoio da Promotoria do Meio Ambiente e CIPC, a DEMA conseguiu contatar um dos proprietários, sendo repassada a gravidade da situação. Horas depois, os proprietários estivaram no local, onde autorizaram a entrada dos agentes de segurança.
Ainda segundo com a delegacia especializada, o caso está configurado como crime de maus-tratos contra animais, inclusive, com a participação dos funcionários das imobiliárias, e o crimes de desacato, haja vista que um dos corretores ainda desacatou um agente de segurança com palavras de baixo calão durante ligações telefônicas.
Os animais foram levados ao “C.E.T.A.S” para receberem cuidados necessários, sendo posteriormente reintroduzidos em seu habitat natural.