A Polícia Civil do Maranhão(PC-MA), representada pelo investigador de Polícia, Claudenir Soares, participou entre os dias 21 e 24 de agosto, do 10º Congresso Internacional de Desastres em Massa(CIDEM), realizado na cidade de Feira do Santana, na Bahia.
O evento, que ocorre a cada dois anos, promove a integração entre forças civis e militares, bem como a qualificação profissional e treinamento da população diante de situações de risco, sendo um espaço essencial de preparação, articulação, integração, treinamento guiado e construção de soluções para proteger vidas e mitigar os impactos em um desastre em massa, dentro de uma visão técnica e humanitária.
Na oportunidade, o servidor da Polícia Judiciária maranhense, ministrou uma palestra com o tema: O uso de drone em guerras: vantagens e desafios para o futuro. A apresentação foi assistida por profissionais da saúde, servidores estaduais da Perícia Criminal e Polícia Científica, Polícia Federal, Interpol, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Forças Armadas.
Paralelo a isso, o agente de segurança ainda auxiliou em simulados que abordavam questões de Bombardeio em cidades, sequestro, incêndio florestal e tombamento de material radioativo e químico. O investigador teve a função de mapear, com o uso de drone e, repassar as informações estratégicas do terreno para o centro de comando.