A data oficial da mobilização global é 20 de setembro, mas as ações ocorrem ao longo de todo o mês. No Brasil, diversas praias estão sendo mobilizadas, com destaque para regiões como Agodoal, no Pará, onde o ICC realizou visitas técnicas e ações de conscientização. O International Coastal Cleanup é o maior esforço global de limpeza de praias e ambientes costeiros, organizado pela Ocean Conservancy.
A iniciativa busca enfrentar o acúmulo de lixo causado por turistas e correntes marítimas, especialmente em áreas de preservação, como a praia da Marieta, que é local de desova de tartarugas marinhas. O voluntário Alexandre Nogueira fala da importância desta atividade:
“No dia 20 de setembro acontece simultaneamente a limpeza dos mares e praias nesses mais de 150 países. Eles também produzem um relatório de todo esse lixo que é recolhido, e esse relatório vai para a ONU”.
Globalmente, o ICC já mobilizou quase 19 milhões de voluntários, removendo mais de 400 milhões de libras de lixo dos oceanos. A coordenadora Katia Kalinovsky explica o conceito desta proposta:
“O conceito do evento no Brasil, esse ano, foi inspirado na Ilha do Marajó e a inteligência ancestral — conectando o passado para compreender o futuro. A agenda tem início no estado do Pará, no dia 19 de setembro, na Ilha da Várzea, com atividades de educação ambiental para 80 crianças. No dia 20 de setembro, que é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a mobilização acontece na praia da Marieta, dentro da Reserva Extrativista do Maracanã. No dia 21, acontecem dois eventos em Maracanã”.