Chapada dos Veadeiros enfrenta foco de incêndio na região de Nova Roma

Focos de incêndio foram controlados em dois locais da Chapada dos Veadeiros, mas Nova Roma ainda enfrenta as chamas

Os incêndios que atingem a Chapada dos Veadeiros, desde o dia 28 de setembro, continuam ativos na região de Nova Roma. Segundo o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, outros dois locais afetados pelo fogo foram controlados ao longo do último final de semana.

Dados preliminares apontam que os focos de incêndio atingiram cerca de 80 mil hectares, o equivalente a cerca de 80 campos de futebol.

O ICMBio informa que, por enquanto, não foram encontrados animais selvagens feridos pelas chamas, embora animais domésticos, como bois, tenham sido afetados. O Instituto também destaca que os próximos dias serão dedicados ao combate ao foco remanescente, ao monitoramento de possíveis retomadas do fogo e ao resgate da fauna.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás comunicou na tarde desta segunda-feira que cerca de 30 proprietários de imóveis rurais já foram ou estão sendo notificados para responder pelos incêndios que atingiram a região.

Cada proprietário pode ser multado em R$ 10 mil por hectare de vegetação nativa destruída em decorrência do fogo.

*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Sheily Noleto