Carlos Nobre defende compromisso para eliminar combustíveis fósseis

No último dia da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a equipe da Rádio Nacional enviada à Belém entrevistou um dos cientistas mais respeitados do mundo: o meteorologista e pesquisador Carlos Nobre, referência internacional em Amazônia e mudanças climáticas.

Com apresentação do jornalista Daniel Ito e participação dos repórteres Sayonara Moreno e Gabriel Corrêa, a entrevista foi realizada durante o jornal Repórter Nacional do meio-dia desta sexta-feira (21).

Durante a conversa, Carlos Nobre ressaltou que os países participantes da COP30 precisam se comprometer com um plano concreto de eliminação dos combustíveis fósseis — que são o principal emissor de gases que aquecem a atmosfera e causam a crise climática em curso.

O cientista também alertou que a Amazônia precisa ser protegida antes de atingir o ponto de não retorno. Se esse limite for ultrapassado, a maior floresta tropical do mundo não conseguirá mais se recuperar naturalmente e entrará em processo de colapso, agravando ainda mais a crise climática.