Alunos do 1º Curso de Operações Especiais da PMMA – 1º COESP participam do módulo de instrução do Curso de Atirador Designado Policial que capacita os policiais a atuarem no combate ao crime organizado, em especial aqueles denominados de “Domínio de Cidades”.
O curso aconteceu na cidade de Brasília- DF, no período de 14 a 21 de maio, e foi ministrado pelo Grupo de Resposta Rápida – GRR da Polícia Rodoviária Federal que tem know-how nesse tipo de treinamento e de forma muito pedagógica capacitou os alunos do COESP para atuarem de forma estratégica e tática nos crimes dessa complexidade.
No Estado do Maranhão o Domínio de Cidades tem sido combatido com seriedade e eficiência fazendo com que este tipo de delito esteja praticamente zerado.
O 1º COESP tem como diretor o coronel Nilson Ferreira e o coordenador, capitão Nasser Segundo.
Para o capitão Nasser Segundo, a qualificação representa mais eficiência na ação policial, o que garante maior poder de combate contra o crime. “A PMMA e o Estado ganham com essa qualificação do policial que se torna ainda mais eficiente e capacitado para combates a crimes complexo de grave perturbação da ordem pública”, ressaltou.
Mais sobre o Curso
O curso de atirador resignado busca definir as características e funções operacionais dessa especialização, em um contexto especialmente voltado ao combate aos crimes violentos contra o patrimônio, também conhecidos como domínio de cidades ou novo cangaço.
O atirador designado, que não deve ser confundido com o atirador policial de precisão, é o policial que, a partir de treinamento, técnicas e doutrinas especiais de tiro, se mostra capaz de realizar disparos eficientes à maiores distâncias, como 300 metros. Mostrando-se um elemento policial de elevado valor nas ações de combate à essa modalidade criminosa, e sendo capaz de quebrar o ciclo de planejamento e ação do grupo criminoso e otimizar as chances de prisão ou neutralização ao ataque dos perpetradores.