Alunos do 1º COESP, Curso de Operações Especiais promovido pela PMMA recebem instruções de operadores da Força Nacional de Segurança Pública – FNSP, no período de 17 a 21 de abril.
Os operadores da FNSP ministram o Curso de atendimento Pré-Hospitalar Tático APH Tático, protocolo TC3, e instrução de IMPO (instrução de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo).
O diretor do curso, coronel Nilson Ferreira e o coordenador do curso, capitão Nasser, destacaram que essas instruções são de grande valia, pois é mais uma ferramenta no desempenho das atividades de Operações Especiais, estando em consonância com a portaria do Ministério da Justiça 98/22, e é utilizado em todo mundo.
O Comandante-geral, coronel Emerson Bezerra, frisou a importância dessa integração, a qual estreita os laços entre as forças de segurança pública.
O 1º Curso de Operações Especiais (COESP) teve início no dia 3 de março deste ano. É um curso de cunho tático operacional de maior envergadura no âmbito das polícias militares no Brasil, não somente pela exigência intelectual, física e psicológica demandadas do aluno durante o curso, mas principalmente por seu objetivo que é formar um profissional capacitado para atuar em missões de alta complexidade.
Pela primeira vez o COESP acontecerá no Maranhão, sendo promovido pela secretaria de Estado de segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Maranhão.
Após três meses de treinamento intenso, os alunos concludentes serão chamados de os novos “Caveiras”.
Além dos policiais do Maranhão, participam também do Curso, policiais dos Estados de Santa Catarina, Piauí, Tocantins, Roraima, Amazonas, Pernambuco e Ceará.
O curso inclui treinamentos teóricos e práticos por meio de disciplinas de tiro de combate e de alta precisão, contraterrorismo, ambientes confinados para resgate de reféns, ações táticas especiais; ações antibombas e contra bombas; intervenção em rebeliões de presídios entre outras instruções.