Após a acirrada disputa entre Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão pelo título de melhor programação de Carnaval, os dois entes públicos já se preparam para travar nova batalha no São João.
A Prefeitura vai manter as apresentações nos espaços dos anos anteriores. Um grande terreiro na Praça Maria Aragão com um palco para apresentações de artistas nacionais e outro arraial será feito na praça Dom Pedro II em frente ao Palácio Ravardiere com foco mais nas famílias e turistas.
O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, ainda informa que será realizado o São João nos bairros, alcançando 15 comunidades da capital.
Já o Governo do Maranhão terá diversos arraiais, o IPEM que é a grande vitrine, tá confirmado, mas terá que fazer adequações, após decisão da Justiça que atendeu as reivindicações dos moradores da região e exige a regulamentação de festas no local.
Porém, a novidade desse ano, será o Arraial do Castelinho, que possibilitará a realização de grandes shows com artistas nacionais, o que é inviável nos outros espaços. A arena deve ser montada na parte externa, onde ocorrem os treinamentos de pessoas que desejam tirar carteira de motorista.
Alguns já apontam Xand Avião e Nattan como prováveis atrações do São João do Maranhão.
Quanto aos artistas do São João de São Luís, por enquanto só há certeza de que Maiara e Maraísa e Chicabana não vão se apresentar, após terem shows cancelados no carnaval.
A dupla sertaneja se apresentará na festa do aniversário de São Luís em setembro e a banda de axé está sendo acionada judicialmente para devolver o dinheiro recebido, cerca de R$300 mil.
Vale destacar que as cidades de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), consideradas as que possuem os maiores São João já divulgaram suas programações de shows. Em São Luís, nada ainda se sabe e dificulta a vinda de turistas.