PMMA realiza cerimonia de entrega da Boina aos novos alunos do Colégio Militar Tiradentes I

Na tarde de quinta-feira (20) foi realizada a solenidade de Entrega da Boina aos alunos recém-ingressos no Colégio Militar Tiradentes I (CMT I) e a premiação dos Alunos “Nota 10” do ano de 2022. O Colégio Militar Tiradentes I é instituição pioneira no ensino cívico-militar no Maranhão e ao longo dos anos tem sido reconhecida pela excelência e compromisso cívico de seus alunos egressos.

A entrega da Boina Vermelha representa o marco no ingresso dos novos alunos do CMT I e é o reconhecimento do mérito daqueles que passaram por um rigoroso processo seletivo. No ano de 2023, mais de 3.599 estudantes se candidataram às vagas do CMT I, sendo selecionados, ao todo, 289 alunos, que passaram a compor essa nobre instituição de ensino. O uso da Boina em Instituições Militares Brasileiras foi instituído pela Portaria Ministerial em 21 de janeiro de 1971, esta significa a incorporação do novo aluno à corporação de ensino e formação, no caso Colégio Militar Tiradentes I da Polícia Militar do Maranhão. Este acessório essencial na identificação do aluno simboliza a proteção do corpo jovem, frágil, dando-os o garbo de estar representando uma Instituição de Ensino Militar, nesta ocasião o aluno condecorado sente a segurança propiciada pela força que ele representa.

O evento também marcou a entrega da premiação dos Alunos “Nota 10”. A entrega dos certificados aos alunos nota 10 é o reconhecimento ao mérito intelectual daqueles que se destacam em suas aptidões. A premiação é um incentivo pelo empenho nas atividades escolar e o reconhecimento ao aluno do Colégio Militar para que sirva de estímulo na busca de resultados cada vez melhores em seus estudos. Os alunos classificados em 2º e 3º lugar de cada série são agraciados com um certificado e um distintivo de honra ao mérito, sendo que os primeiros colocados de cada série também são agraciados com distintivo, certificado de honra ao mérito, além de uma premiação especial.

O evento foi presidido pelo Dr. Sebastião Torres Madeira, Secretário-chefe da Casa Civil, que na ocasião representou o Governador do Maranhão, Dr. Carlos Brandão e estava acompanhado do Sr. Comandante-geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra, do Subcomandante-geral, coronel Aritanã Lisboa e demais autoridades civis e militares.