O domingo, 17 de março, ficou marcado por mais uma tragédia no Parque nacional dos Lençóis Maranhenses em Barreirinhas. O empresário da construção civil, José Arnaldo Souza, conhecido como Arnaldinho, morreu num grave acidente com UTV, na localidade Vassouras.
Ele estava praticando uma trilha e ao passar num dos chamados “facões”, acabou capotando, batendo violentamente a cabeça. A esposa dele, Rosemary Rocha Sousa foi lançada do UTV e ficou ferida, mas sem maiores gravidades.
Ela foi transferida para São Luís, onde deu entrada no Hospital Carlos Macieira e passa bem.
Segundo informações obtidas divulgadas pelo portal O Informante, Arnaldinho não estava usando o cinto de segurança. Ele teria colocado o cinto no conector, mas sem passar em sua volta.
O acidente fatal entra na relação de estatísticas de tragédias que vem ocorrendo nos Lençóis Maranhenses em passeios com quadriciclos, 4 x 4, UTV’s e lanchas.
De acordo com ortopedistas que atuam na capital maranhense, todas as segundas, chegam vários pacientes traumatizados por acidentes em trilhas, a maior parte vem com fraturas na mão e/ou tornozelo, as áreas mais expostas durante as trilhas de quadriciclo.
É óbvio que há necessidade de uma maior fiscalização do Parque dos Lençóis, mas é essencial uma campanha educativa, principalmente envolvendo os empresários e políticos que incentivam as trilhas na região.
No acidente de domingo, o senador Weverton Rocha estava praticando a mesma trilha que Arnaldinho, infelizmente morreu.
Vassouras, Caburé, Atins e as próprias estradas vicinais de Barreirinhas estão ficando manchadas com o sangue de inúmeras pessoas que estão morrendo em um momento de lazer.